10 de junho de 2008

MANEIRISMO

O maneirismo antecede o Barroco, mas já não se insere num contexto renascentista. Entende-se como umas … entre as influências renascentistas e a preparação de algumas características do barroco. É um período mais livre, sem as convenções do renascimento que durou apenas 3 décadas.
Insere-se num novo contexto histórico, onde surgem várias tendências á maneira de da Vinci, Miguel Ângelo, Botticelli…
Será a manifestação do sentimento de decadência e deformação dos cânones clássicos. Tem como características a irregularidade, a destruição do equilíbrio, abandono dos princípios das ordens clássicas e decoração caprichosa e exuberante.
É uma fase de desequilíbrio social. Escrevem acerca deste período: “elegância conforme a moda” e “transformação de um sonho em pesadelo”. A primeira pessoa a utilizar o termo maneirismo foi Vasari; utiliza-o num sentido pejorativo, para reflectir uma arte afectada, cheia de artificialismo que se afastava do equilíbrio e racionalismo humanista. Hoje pensa-se que o maneirismo acabou por ser moderno na busca de uma maior expressividade formal, plástica e de uma maneira geral “própria” de cada artista.
personalidades

Miguel Ângelo – artista
Giambolonga - escultor
Andrea Palladino – arquitectura
El Greco – pintura


ARQUITECTURA

É considerada uma deformação dos cânones greco-romanos (irregular, destruição do equilíbrio, abandono das ordens e decoração extravagante). Ex: praça de Capitólio.

ESCULTURA

Perde o rigor da representação clássica. É mais expressiva e dinâmica. Privilegia a subjectividade, os sentimentos, a sensualidade e o efeito puramente plástico e decorativo. Perde o rigor anatómico.

PINTURA

Rompe com os modelos clássicos. Culto do bizarro e individual. Composições complexas e inventivas (não piramidais). Grande importância dada ao desenho (serpenteado e vigoroso). Proporções e atitudes dinâmicas. Cromatismo vibrante. Fundos arquitectónicos e paisagens renascentistas. Ex: Verão

Sem comentários: